A lipoaspiração é um tipo de cirurgia estética. Remove o excesso de gordura indesejada para melhorar a aparência corporal e suavizar formas corporais irregulares. O procedimento às vezes é chamado de contorno corporal.
A lipoaspiração pode ser útil para contornar o queixo, pescoço, bochechas, braços, seios, abdômen, nádegas, quadris, coxas, joelhos, panturrilhas e tornozelos.
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico com riscos e pode envolver uma recuperação dolorosa. A lipoaspiração pode ter complicações fatais graves ou raras. Portanto, você deve pensar cuidadosamente sobre sua decisão de fazer esta cirurgia.
DICAS DE PROCEDIMENTOS DE LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração tumescente (injeção de fluido) é o tipo mais comum de lipoaspiração. Envolva uma injeção de uma grande quantidade de solução medicamentosa nas áreas antes que a gordura seja removida. Às vezes, a solução pode ser até três vezes a quantidade de gordura a ser removida). O fluido é uma mistura de anestésico local (lidocaína), um medicamento que contrai os vasos sanguíneos (epinefrina) e uma solução salina intravenosa (IV). A lidocaína ajuda a anestesiar a área durante e após a cirurgia. Pode ser a única anestesia necessária para o procedimento. A adrenalina na solução ajuda a reduzir a perda de sangue, hematomas e inchaços. A solução intravenosa ajuda a remover a gordura com mais facilidade. É aspirado junto com a gordura. Este tipo de lipoaspiração geralmente leva mais tempo do que outros tipos.
A técnica super úmida é semelhante à lipoaspiração tumescente. A diferença é que não é utilizado tanto líquido durante a cirurgia. A quantidade de líquido injetado é igual à quantidade de gordura a ser removida. Essa técnica leva menos tempo. Mas muitas vezes requer sedação (medicamento que deixa você sonolento) ou anestesia geral (medicamento que permite dormir sem dor).
A lipoaspiração assistida por ultrassom (UAL) usa vibrações ultrassônicas para transformar células de gordura em líquido. Depois, as células podem ser aspiradas. A UAL pode ser feita de duas maneiras, externa (acima da superfície da pele com um emissor especial) ou interna (abaixo da superfície da pele com uma pequena cânula aquecida). Esta técnica pode ajudar a remover a gordura de áreas densas e cheias de fibras (fibrosas) do corpo, como a parte superior das costas ou o tecido mamário masculino aumentado. A UAL é frequentemente utilizada em conjunto com a técnica tumescente, em procedimentos de acompanhamento (secundários) ou para maior precisão. Em geral, este procedimento leva mais tempo do que uma técnica superúmida.
A lipoaspiração assistida por laser (LAL) usa energia do laser para liquefazer células de gordura. Depois que as células são liquefeitas, elas podem ser aspiradas ou drenadas através de pequenos tubos. Como o tubo (cânula) utilizado durante o LAL é menor do que os usados na lipoaspiração tradicional, os cirurgiões preferem utilizar o LAL para áreas confinadas. Estas áreas incluem o queixo, a papada e o rosto. Uma vantagem possível do LAL sobre outros métodos de lipoaspiração é que a energia do laser estimula a produção de colágeno. Isso pode ajudar a prevenir a flacidez da pele após uma lipoaspiração. O colágeno é uma proteína semelhante à fibra que ajuda a manter a estrutura da pele.
COMO É FEITO O PROCEDIMENTO
- Uma máquina de lipoaspiração e instrumentos especiais chamados cânulas são usados para esta cirurgia.
- A equipe cirúrgica prepara as áreas do seu corpo que serão protegidas.
- Você receberá anestesia local ou geral.
- Através de uma pequena incisão na pele, o fluido tumescente é injetado sob a pele nas áreas que serão trabalhadas.
- Depois que o medicamento na solução faz efeito, a gordura desalojada é aspirada através do tubo de sucção. Uma bomba descartável ou uma seringa grande fornece ação de sucção.
- Várias punições na pele podem ser úteis para tratar grandes áreas. O uso pode abordar áreas a serem tratadas em diferentes áreas para obter o melhor contorno. Às vezes, a gordura removida é processada e injetada de volta em outras áreas do corpo.
- Após a remoção da gordura, pequenos tubos de drenagem podem ser inseridos nas áreas desenvolvidas para remover o sangue e os líquidos acumulados durante os primeiros dias após a cirurgia.
- Se você perder muito líquido ou sangue durante a cirurgia, poderá solicitar reposição de líquidos (por via intravenosa). Em casos muito raros, é necessária uma transfusão de sangue.
- Uma cinta de colaboração será colocada em você. Use-o de acordo com as instruções do seu instrumento.
Por que o procedimento foi realizado
A seguir estão alguns dos usos da lipoaspiração:
- Razões cosméticas, incluindo “pneuzinhos”, protuberâncias de gordura ou linha anormal do queixo.
- Para melhorar a função sexual, diminuem os depósitos anormais de gordura na parte interna das coxas, permitindo assim um acesso mais fácil à vagina.
- Modelagem corporal para pessoas que se incomodam com protuberâncias gordurosas ou irregularidades que não podem ser removidas com dieta e/ou exercícios.
A lipoaspiração não é usada:
- Como substituto do exercício e da dieta alimentar, ou como cura para a obesidade geral. Mas pode ser usado para remover gordura de áreas isoladas em diferentes momentos.
- Como tratamento para celulite (aparência irregular e com covinhas da pele nos quadris, coxas e nádegas) ou excesso de pele.
- Em certas áreas do corpo, como a gordura nas laterais dos seios, porque a mama é um local comum de câncer.