Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Tendências alimentares como matcha, quinoa e pistache podem ser prejudiciais ao meio ambiente; entenda

    October 18, 2025

    Dia D da vacinação: mais de 30 mil postos abrem neste sábado para atualizar caderneta de crianças e adolescentes

    October 18, 2025

    Quais são os primeiros sinais da puberdade nas meninas? Dr. Kalil responde

    October 18, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plástica dos Famosos
    Subscribe
    Plástica dos Famosos
    Início » Tendências alimentares como matcha, quinoa e pistache podem ser prejudiciais ao meio ambiente; entenda
    Uncategorized

    Tendências alimentares como matcha, quinoa e pistache podem ser prejudiciais ao meio ambiente; entenda

    plastica famososBy plastica famososOctober 18, 2025No Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


    Matchá ganha versões brasileiras e conquista o paladar dos jovens
    Por fora, um chocolate cremoso e suave. Por dentro, creme de pistache com fios crocantes de Kadaif, também conhecidos como cabelos de anjo: o chocolate de Dubai é considerado o maior símbolo de luxo entre os doces.
    A criadora dessa iguaria é Sarah Hamouda, diretora da fábrica Fix Dessert Chocolatier, em Dubai. Com a ajuda de criadores de conteúdo, a invenção de Hamouda espalhou-se como um êxito nas redes sociais, vendendo-se como tendência gastronômica nova e exclusiva — o que deu o pontapé à sua conquista global.
    Esse luxuoso chocolate com pistache custa, em média, sete euros (R$ 44) a cada 100 gramas. Por isso, receitas para fazê-lo em casa se tornaram muito populares na internet.
    Mas a tendência também tem outro custo. Desde que o furor pelo chocolate de Dubai iniciou, no final de 2023, também cresceu o apetite global por pistache.
    Em 2024, a União Europeia importou um terço de pistaches (com casca) a mais que no ano anterior — o que fez com que o valor da oleaginosa importada à UE superasse, pela primeira vez, os 100 milhões de euros.
    Maça de ‘pistache de Dubai’ chega a custar R$ 160 e dividem opiniões na web em Goiânia, Goiás
    Arquivo pessoal/Watson Andrade Mendonça
    Cultivo de pistaches consome muita água
    Como os pistaches se adaptam bem a climas quentes e secos, em algumas regiões eles estão substituindo outros cultivos, como o de oliveiras. Na Espanha, a maior produtora europeia, a superfície cultivada com pistache quintuplicou desde 2017.
    O pistache “é uma fruta interessante do ponto de vista das mudanças climáticas” e poderia representar “uma boa adaptação climática” aos produtores, segundo Stig Tanzmann, assessor agrícola da organização alemã Brot für die Welt (Pão para o Mundo).
    No entanto, a realidade costuma ser distinta: os pistaches requerem irrigações suplementares. “É uma planta adaptada ao clima, mas a irrigação é para garantir os altos rendimentos que exige um mercado de preços elevados”, disse Tanzmann à DW.
    Para produzir um quilo de pistache, são necessários mais de 10 mil litros de água, e a maior parte provém da irrigação suplementar — o que pode provocar uma grave escassez hídrica em regiões secas.
    Ainda que o pistache tolere bem o calor, as mudanças climáticas também o afetam, à medida que os invernos ficam cada vez mais quentes. Para florescer, eles necessitam de temperaturas frias durante certo tempo — e sem flores, não há frutos.
    Processo de produção diferencia o matcha do chá verde e do chá preto, com as plantas crescendo em áreas de sombra e o aproveitamento de toda a folha, o que pode se traduzir em maiores concentrações de fitonutrientes.
    Freepik
    Alta demanda de matcha faz os preços explodirem
    Os impactos negativos também crescem em outras tendências alimentares. O chá matcha, por exemplo, está cada vez mais caro e escasso desde que a demanda mundial explodiu. O pó verde e amargo sempre foi um produto exclusivo.
    Embora o chá verde tenha origem na China, o matcha de melhor qualidade é cultivado atualmente no Japão. Lá, as plantas de chá são sombreadas antes da colheita, que geralmente é feita com máquinas manuais. As folhas colhidas são vaporizadas e ventiladas, os caules e nervuras são removidos, e apenas a chamada “polpa da folha” é moída.
    No Japão, o pó de chá verde de alta qualidade é usado principalmente nas tradicionais cerimônias do chá. Mas, por conter muitos antioxidantes, vitaminas e minerais, o matcha tornou-se nos últimos anos um superalimento cobiçado mundialmente.
    Hoje em dia, produtos com matcha podem ser encontrados em todo o mundo, em cafés, supermercados e drogarias: desde bebidas prontas de matcha latte até barras de chocolate com matcha.
    De acordo com empresas internacionais de análise de mercado, o mercado global desse chá deverá quase dobrar nos próximos cinco a sete anos.
    No mercado japonês, o preço de compra do matcha está quase três vezes mais alto do que no ano passado, e os preços no varejo dobraram, relata Yuji Yamakita, comerciante independente de chá em Kyoto. “Os preços elevados afetam especialmente as pessoas que realizam cerimônias do chá e os fabricantes de doces. Ouço dizer que algumas pessoas pararam de consumir matcha ou passaram a consumir menos do que antes.”
    Quem mais sente os efeitos negativos são os comerciantes que atendem ao mercado interno japonês. Agricultores de chá que não têm equipamentos ou recursos financeiros não conseguem atender à crescente demanda e podem ser forçados a sair do negócio, teme Yamakita.
    Quinoa
    Divulgação
    O outro lado da quinoa, chamada de “superalimento”
    Outro exemplo das consequências negativas do apetite global por um produto específico é a quinoa. Este pseudocereal vem dos Andes da América do Sul. Em 2013, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) declarou o Ano Internacional da Quinoa com o objetivo de destacar sua importância para a segurança alimentar. No entanto, rapidamente ele se comercializou como um “superalimento” — e a demanda aumentou vertiginosamente.
    No Peru e na Bolívia, principais produtores, os preços da quinoa subiram tanto que a população local mal pode se permitir consumi-la, ainda que seja um alimento básico, informa Tanzmann.
    O meio ambiente também sofre pela exploração desenfreada das terras. Foram habilitados terrenos que não eram adequados ao cultivo, informa Marcus Wolter, especialista em agricultura e alimentação da organização alemã Misereor.
    Por exemplo, em uma região semidesértica e coberta de arbustos no altiplano boliviano, onde antes se criavam lhamas, o terreno “é muito seco para o cultivo extensivo de produtos agrícolas como a quinoa”, explicou Wolter.
    “Funcionou durante alguns anos porque justamente no início do auge houve chuva suficiente, mas faz alguns anos que essas precipitações não chegam”, complementa.
    O arado do solo para o cultivo também gerou efeitos negativos. “Neste clima, com ventos tão fortes, não se deveria arar. Porque o solo pouco fértil é levado pelo vento rapidamente.” Isso também dificulta voltar à pecuária depois do cultivo de quinoa, ressalta Wolter, “já que os pastos também se tornam menos férteis”.
    O que fica quando a moda alimentar passa?
    Sejam pistaches, quinoa, chá matcha ou a próxima tendência alimentar: as organizações especializadas em comércio justo aconselham que os produtores não dependam economicamente só de uma matéria-prima agrícola. Isso significa não cultivar somente para o mercado mundial, mas também para mercados locais, diz à DW a diretora da organização Fairtrade na Alemanha, Claudia Brück.
    Assim, é possível gerar receita mesmo quando a moda tiver passado, os preços da matéria-prima caírem e a demanda se mantiver.
    “A ideia é se afastar da monocultura, mirar concretamente que se plantem duas fileiras de café e uma de feijão. Isso mantém o solo saudável e permite aos agricultores produzir seu próprio alimento. Além disso, é possível cultivar, por exemplo, manga para o mercado internacional”, afirma Brück.
    Contudo, também quem inicia e promove uma moda alimentar deveria pensar e atuar de forma mais sustentável, exige Stig Tanzmann. “Se uma pessoa incentiva algo assim, ela também tem responsabilidade sobre essa tendência e deveria pensá-la do início ao fim, não se focar somente em vender o máximo possível”, adverte.
    Autor: Jeannette Cwienk

    Source link

    plastica famosos
    plastica famosos
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleDia D da vacinação: mais de 30 mil postos abrem neste sábado para atualizar caderneta de crianças e adolescentes
    plastica famosos

    Related Posts

    Dia D da vacinação: mais de 30 mil postos abrem neste sábado para atualizar caderneta de crianças e adolescentes

    October 18, 2025

    Quais são os primeiros sinais da puberdade nas meninas? Dr. Kalil responde

    October 18, 2025

    Intoxicação por metanol: Brasil tem 46 casos confirmados, diz ministério

    October 17, 2025

    Dia D de Vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o Paraná

    October 17, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    [gdlr_icon type="fa-phone" size="16px" color="#dddddd"] 1800-222-222

    [gdlr_icon type="fa-envelope" size="16px" color="#dddddd"] contact@goodlayerswptheme.com

    Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit. Maecenas faucibus mollis interdum.

    [gdlr_icon type="fa-facebook" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-twitter" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-linkedin" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-youtube" size="20px" color="#dddddd"]

    Demo
    Our Picks

    Remember! Bad Habits That Make a Big Impact on Your Lifestyle

    January 13, 2021

    The Right Morning Routine Can Keep You Energized & Happy

    January 13, 2021

    How to Make Perfume Last Longer Than Before

    January 13, 2021

    Stay off Social Media and Still Keep an Online Social Life

    January 13, 2021
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Don't Miss
    Uncategorized

    Tendências alimentares como matcha, quinoa e pistache podem ser prejudiciais ao meio ambiente; entenda

    By plastica famososOctober 18, 20250

    Matchá ganha versões brasileiras e conquista o paladar dos jovens Por fora, um chocolate cremoso…

    Dia D da vacinação: mais de 30 mil postos abrem neste sábado para atualizar caderneta de crianças e adolescentes

    October 18, 2025

    Quais são os primeiros sinais da puberdade nas meninas? Dr. Kalil responde

    October 18, 2025

    Intoxicação por metanol: Brasil tem 46 casos confirmados, diz ministério

    October 17, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    About Us
    About Us

    Your source for the lifestyle news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a lifestyle site. Visit our main page for more demos.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email Us: info@example.com
    Contact: +1-320-0123-451

    Our Picks

    Remember! Bad Habits That Make a Big Impact on Your Lifestyle

    January 13, 2021

    The Right Morning Routine Can Keep You Energized & Happy

    January 13, 2021

    How to Make Perfume Last Longer Than Before

    January 13, 2021
    New Comments
    • John Doe on Ultricies Ipsum Ullamcorper
    • John Doe on Dapibus Cursus Ultricies Consectetur
    • John Doe on Fusce Lorem Ullamcorper Consectetur
    • John Doe on Dapibus Cursus Ultricies Consectetur
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Home
    • Politics
    • Business
    • Technology
    • Buy Now
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.