
É #FATO: governo envia WhatsApp para quem tem direito a receber absorvente gratuito; veja como funciona
Reprodução
Circula no WhatsApp uma mensagem enviada pelo governo federal para avisar sobre o direito a absorventes gratuitos por meio do programa Dignidade Menstrual. É #FATO.
selo fato
g1
📲 Como a mensagem chegou ao Fato ou Fake?
Leitores sugeriram a checagem através do WhatsApp +55 (21) 97305-9827.
✅ Como é a publicação?
A mensagem chega pelo WhatsApp com a marca oficial Gov.BR e selo de verificação.
O texto diz: “Olá, [nome da pessoa que recebe a mensagem]! O Governo do Brasil tem um aviso importante: você tem direito a absorventes gratuitos pelo programa Dignidade Menstrual. Você pode emitir sua autorização para retirada na UBS mais próxima ou no aplicativo Meu SUS Digital. Na sequência, procure uma farmácia credenciada do Farmácia Popular para retirar os pacotes de absorventes. Deseja seguir recebendo mensagens deste programa do Governo do Brasil?”.
▶️ Por que a mensagem é verdadeira?
O Fato ou Fake mostrou a mensagem às assessorias de imprensa do Ministério da Saúde e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): ambas confirmaram que é real. O MGI deu a seguinte recomendação: “É sempre bom observar que contas oficiais do governo são verificadas, com a marca azul do lado. Todas as mensagens desse programa estão sendo enviadas pelo mesmo número de telefone (61 3207-3332)”.
Esses comunicados oficiais enviados por WhatsApp podem também ser verificados pelos usuários na caixa postal do aplicativo GOV.BR – ou no próprio site do GOV.BR.
A resposta ainda cita: “A mensagem é direcionada a todas as mulheres, meninas e pessoas que menstruam participantes do Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual do Governo do Brasil, que precisam atender ao menos um dos seguintes critérios: ter renda mensal de até R$ 218; estar em situação de rua, sem limite de renda; ser estudante de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo”.
Também questionado, o Ministério da Saúde enviou três links com explicações:
Um deles leva, precisamente, à nota oficial sobre as mensagens que geraram dúvidas nos leitores). Trata-se do comunicado Dignidade menstrual: mulheres recebem aviso sobre oferta gratuita de absorventes higiênicos, publicado no sábado (22) no site oficial da pasta. O texto informa que se trata de “uma iniciativa que garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas”. “Têm acesso ao Programa pessoa com idade entre 10 e 49 anos inscrita no CadÚnico, que tenha renda mensal de até R$ 218, ou seja, estudante de baixa renda da rede pública, ou esteja em situação de rua.”
O outro indica o site oficial do próprio Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual. Veja a descrição: “É uma iniciativa do governo federal que promove equidade de gênero, justiça social e garantia de direitos para meninas, mulheres e todas as pessoas que menstruam. Para enfrentar a pobreza menstrual no país, desde 2024, o programa oferta absorventes gratuitamente a quem vive em vulnerabilidade por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil e desenvolve educação em saúde menstrual para agentes públicos, profissionais de saúde e toda a população, a fim de combater os estigmas e a desinformação sobre o ciclo menstrual”.
Um terceiro texto, publicado em 28 de outubro também no site do ministério, tem o título “Saiba como emitir autorização para retirar absorventes nas Unidades Básicas de Saúde” . O material informa que, a partir daquela data, as UBSs de todo o país passariam a emitir a autorização necessária para a retirada do produto nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular. Veja um trecho: “Antes, o documento era gerado exclusivamente no aplicativo Meu SUS Digital. Com a mudança, quem tiver dificuldade na emissão, poderá solicitar o documento diretamente na UBS. Para emitir a autorização de forma presencial, basta procurar uma UBS. Qualquer profissional de saúde poderá imprimir a autorização na hora. Já para fazer pelo Meu SUS Digital, basta baixar o aplicativo, buscar por ‘Programa Dignidade Menstrual’ e clicar em ’emitir autorização'”.
É #FATO: governo envia WhatsApp para quem tem direito a receber absorvente gratuito; veja como funciona
Reprodução
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
