A insegurança com o corpo é uma entre as muitas questões que permeiam o período de gravidez para as mulheres. Muitas conseguem levar de forma tranquila as mudanças físicas intrínsecas ao momento, mas tantas outras acabam sentindo uma “pressão” para que voltem ao “corpo de antes” assim que a criança nasce – uma cobrança, que além de desnecessária, também nem sempre possível.
Pensando nisso, listamos sete famosas que são mães e falaram abertamente sobre como encararam sua relação com o corpo depois do parto para inspirar nossas leitoras a se sentirem melhor consigo mesmas. Confira:
Ashley Graham
A modelo norte-americana Ashley Graham, que deu à luz seu primeiro filho em janeiro do ano passado, é famosa por se engajar nos movimentos body positive, que estimulam uma relação mais saudável com o corpo. Em uma entrevista para a revista People, ela exibiu suas curvas e estrias em uma campanha fotografada pelo marido, o diretor de cinema Justin Ervin, apenas seis meses depois do parto, e falou sobre a aceitação das mudanças no corpo.
— Sempre há uma pergunta sobre o que você deseja que nós retoquemos e o que você quer que retiremos. E eu disse: “Nada” (…) Quero que as pessoas vejam quem eu sou, porque todo mundo tem uma história — afirmou ela. — Muitas mulheres com quem falo têm problemas de imagem, problemas de confiança por causa do seu corpo. Quero que elas entendam que todas temos coisas que a sociedade nos disse para encobrir, e por que precisamos fazer isso? Então aqui estou eu com o meu corpo a mostra e orgulhosa.
Mesmo sendo tão bem resolvida com a aparência, Ashley relatou que precisou passar por um novo processo de aceitação depois do nascimento do filho.
— Estou com mais peso. Eu tenho estrias e, no começo, eu realmente tive que ter muitas conversas comigo mesma e dizer: “Ok, novo corpo, nova mentalidade”. Mas depois dessa sessão de fotos, me senti tão empoderada que pensei: “Sim. Estou bem. Me sinto bem. Este é o meu novo corpo de mãe”.
Rafa Brites
Em maio de 2019, a apresentadora Rafa Brites usou seu Instagram para refletir sobre a cobrança para voltar a ter um “corpo perfeito” após a gestação – e como isso pode afetar a autoestima das mulheres. A gaúcha compartilhou com seus seguidores a imagem de um ensaio que fez de biquíni em novembro de 2017, nove meses após dar à luz Rocco, fruto de seu casamento com o jornalista Felipe Andreoli. Na legenda, escreveu um longo texto se dizendo arrependida de ter feito a capa, já que a maioria das mães não consegue recuperar a boa forma tão rapidamente após a gravidez.
“Não quero julgar o veículo. Quero falar de mim. Preciso confessar que me arrependi. É tão louco como em pouco tempo mudamos tanto. Há dois anos, quando eu fiz, juro do fundo do meu coração: achava que essa imagem incentivaria as recém-mamães. ‘Ei! Olha como podemos amamentar, recuperar o peso, a vida profissional…’Bora’ fazer exercícios, aumentar a autoestima!’. Que engano o meu. Me desculpem”, disse Rafa.
Para ela, a foto, ao invés de inspirar outras mães, pode ter efeito contrário.
“Essa imagem gera uma frustração. Gera uma comparação. O número de mulheres que tem essa facilidade em perder peso é muito pequeno. O número de mulheres que saem de uma gravidez livres de estrias, peitos em pé é quase nulo. Que podem fazer drenagem linfática no pós-parto… é irreal. Essa imagem não motiva. Essa imagem deve ter feito muitas mães se sentirem um lixo”, escreveu.
Candice Swanepoel
A modelo Candice Swanepoel, que integra o time de angels da Victoria’s Secret, desabafou em suas redes sociais sobre as críticas ao corpo das mulheres no pós-parto. Em 2018, aos 29 anos, a sul-africana foi mãe pela segunda vez e postou uma foto sua menos de duas semanas após dar à luz junto de um texto sobre a cobrança pelos padrões de beleza.
“Essa sou eu 12 dias após ter o meu filho. Se você tem alguma coisa má para dizer sobre isso… olhe para você mesmo. A sociedade pode ser cruel com as pessoas. Padrões de beleza são impossíveis para as mulheres hoje em dia. Não estou envergonhada de mostrar minha barriga pós-parto. Estou orgulhosa, na verdade”, escreveu a modelo em seu Stories do Instagram.
Candice ainda defendeu que modelos “são pessoas normais” e têm o direito de lidar com o corpo de forma saudável:
“Carreguei meu filho por nove meses ali. Acho que tenho o direito de exibir alguma barriga, será que é por que eu sou modelo? Bem, nós somos pessoas normais também! Então, me deixem curtir a praia em paz, por favor”, pediu. “Eu não tenho que esconder minha barriga só porque as pessoas tem padrões irreais para as mulheres. Nós criamos a vida…o que posso fazer? Meninas, nós estamos todas juntas nessa. Sejam gentis uns com os outros”.
Katy Perry
Cinco dias após dar à luz sua primeira filha, Daisy Dove Bloom, a cantora Katy Perry compartilhou uma foto em que mostra seu corpo pós-parto. Na publicação de agosto do ano passado, a artista brincou sobre os “créditos” dos looks das famosas em premiações como o Video Music Awards (VMA), que rolou na mesma época em formato adaptado e reuniu estrelas como Lady Gaga em Nova York.
Na imagem, Katy aparece de calcinha e de sutiã para amamentação. A cantora fez piada com sua produção:
“Cabelos e maquiagem por: exaustão”, escreveu ela.
Nas redes sociais, a artista foi muito elogiada por compartilhar a realidade com os seguidores.
Mari Bridi
Em entrevista à revista Quem publicada no mês passado, a influenciadora digital Mari Bridi abriu o jogo sobre um assunto que é recorrente em suas redes sociais: a pressão estética. Um dos pontos abordados por ela, que é casada com o ator Rafael Cardoso e mãe de Aurora, de seis anos, e Valentim, de dois, foram as cobranças que as mulheres sofrem para recuperar o peso após dar à luz.
— Não me senti completamente afetada por essa pressão, mas, ao mesmo, tempo um pouco (sim). Por mais que eu não seja atriz famosa, existe a pressão por ser casada com o Rafa, do tipo: “Já que ela é mulher de galã de novela, ela tem que ter o corpo de fulana e ciclana para poder estar casada com ele”. Se não tiver, não serve. Por mais que isso não me afete no emocional, me afeta no raciocínio lógico de pensar: por que isso acontece? Tento muito dialogar sobre isso, sobre padrões de beleza e de estética inatingíveis, 99% da população não tem esse padrão — disse ela.
— Por que é exigido que meu corpo não tenha essas características de corpo de mãe quando sou mãe? Isso é muito doido e opressor. Não tem como ter filho e depois ficar com o corpo como se não tivesse tido. Eu tive filhos e meu corpo é um corpo de mãe. Tento falar bastante sobre a importância da gente entender isso. Que não existe padrão, que o corpo é nosso e a felicidade é só nossa. Quero ajudar outras mulheres a se enxergar e se apropriar de cada corpo, tendo orgulho de cada momento que viveu. Só a gente sabe o que incomoda, não o externo — acrescentou.
Sthefany Brito
Quatro meses depois de dar à luz o primeiro filho, o pequeno Antônio Enrico, fruto do seu relacionamento com o empresário Igor Raschkovsky, a atriz Sthefany Brito usou seu perfil do Instagram para fazer um desabafo sobre o “corpo real” no pós-parto. Em uma publicação ilustrada por duas fotos suas no espelho vestindo um top, ela relatou as inseguranças e as gratidões em relação ao seu corpo.
“Hoje fui caminhar e decidi ir só de top (sem camiseta por cima como sempre vou!). Meio preocupada, resolvi tirar uma foto pra ver como estava a barriga (olha a neurose! Eu já tinha me olhado no espelho, mas queria ver como ficaria na foto, caso tivesse algum paparazzi)… Achei melhor amarrar um casaco para disfarçar”, começou.
“Voltei para casa e, olhando essas fotos, me veio lágrimas nos olhos! Me deu vontade de abraçar essa mãe da foto! Com meu filho nos braços, olhei para essa barriga e senti gratidão. Meu filho cresceu aí! Olha a generosidade do nosso corpo. Minha barriga cresceu para ser casa da pessoa mais importante desse universo inteirinho. Fiquei com vergonha da vergonha que senti dela mais cedo! Então estamos aqui: eu, minha barriga (que continua sendo generosa diminuindo aos pouquinhos) e toda minha gratidão a ela”, concluiu ela.
Nos comentários, a atriz foi muito elogiada pela atitude e amparada por outras mães, que se identificaram com o sentimento.
Hilaria Baldwin
Em setembro do ano passado, a instrutora de ioga Hilaria Baldwin, de 36 anos, esposa do ator norte-americano Alec Baldwin, anunciou que o casal teve o quinto filho. No seu perfil do Instagram, ela mostrou aos seguidores o corpo após dar à luz com uma montagem em que aparece uma foto sua grávida e outra no pós-parto. Na legenda, aproveitou para mostrar sua gratidão ao próprio corpo.
“Um dia e meio… e um bebê depois. A caminho do hospital e prestes a voltar para casa. Obrigada, corpo, por tudo o que você fez e tudo o que você continua a fazer. Agradeço esta jornada, abrigando e cultivando meu filho, entregando-o com segurança, e me sentindo pronta pra voltar para mim… Passo a passo, trilhando um caminho de paciência, carinho e tempo”, escreveu ela na legenda.