
“Respiração anal” para salvar vidas?
Já imaginou poder respirar por outro orifício? Esse mesmo que você está pensando.
Pesquisadores japoneses desenvolveram uma técnica para levar oxigênio ao resto do corpo pela porta de trás.
O nome oficial da técnica é ventilação enteral. E consiste em bombear um líquido rico em oxigênio para dentro do intestino, um órgão cheio de veias prontas para absorver tudo e jogar para a corrente sanguínea.
O autor principal do estudo é o médico e pesquisador Takanori Takebe, um médico cujo foco principal era usar células-tronco para criar fígados em laboratório. Mas que resolveu tocar esse “side quest” depois que seu pai precisou ser intubado por causa de uma pneumonia.
Inspirado pela respiração de um peixe chamado dojô e munido de sua especialização em gastroenterologia, Takebe decidiu levar a ideia para o laboratório. Primeiro com ratos e porcos.
Técnica pode ajudar pessoas com problemas respiratórios.
Reprodução/RPC
O que foi um sucesso e rendeu, em 2024, o prêmio IgNobel – aquele spin-off satírico do Nobel que premia pesquisas científicas que primeiro fazem rir e, depois, pensar.
E mais recentemente (e pela primeira vez na história), com humanos. Esse primeiro teste foi só para verificar a segurança da injeção e manutenção de um líquido no intestino humano.
E os 27 homens que participaram dele conseguiram segurar o fluido por uma hora sem absorver o líquido em si nem sofrer efeitos adversos graves – a não ser uma ou outra flatulência.
Agora, o próximo passo é testar o mesmo líquido carregado de oxigênio, para ver se ele é de fato absorvido pelo corpo humano.
LEIA MAIS:
IgNobel 2025 premia pesquisas sobre lagartos que roubam pizza, leite com gosto de alho e vacas pintadas como zebras
Poluição do ar causa doenças e até câncer de pulmão mesmo em não fumantes; ENTENDA
Se tudo der certo, a medicina poderá contar com uma nova alternativa de respiração para quem não pode ser intubado.
E a ideia não poderia ter vindo de outro país. Afinal, segundo a mitologia japonesa, cada um de nós tem um shirikodama, ou uma “pequena bola no ânus”. Que não é um abscesso retal.
Mas sim uma esfera que conteria a alma humana. Ao menos segundo algumas versões da lenda do kappa, um yokai, ou demônio que tem como objetivo roubá-la.
Ou seja, nesse cenário, a técnica dos pesquisadores poderia levar oxigênio direto para a nossa alma.
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
