Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Por que comemos demais quando estamos estressados (e como evitar isso)

    November 12, 2025

    Bem-Estar #325: Falsificação de medicamentos: como se proteger

    November 12, 2025

    Quantas flexões de braço você consegue fazer? Teste avalia resistência e força

    November 12, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plástica dos Famosos
    Subscribe
    Plástica dos Famosos
    Início » Por que comemos demais quando estamos estressados (e como evitar isso)
    Uncategorized

    Por que comemos demais quando estamos estressados (e como evitar isso)

    plastica famososBy plastica famososNovember 12, 2025No Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


    O estresse pode aumentar ou diminuir a nossa fome — e pode também afetar nosso apetite a longo prazo
    Getty Images via BBC
    O estresse pode arruinar nossa saúde. Ele causa dor de cabeça, dores de estômago, insônia e também pode alterar os nossos hábitos alimentares.
    Quando estamos estressados, podemos acabar procurando chocolate e pizza ou deixar totalmente de comer.
    Mas por que o estresse afeta o nosso apetite? E existe algo que possamos fazer a respeito?
    O que é o estresse?
    “O estresse, na verdade, é a reação do seu corpo e da sua mente a situações desafiadoras e opressivas, sobre as quais, no momento, você talvez tenha a sensação de que não pode fazer nada”, explica a psicóloga clínica Rajita Sinha, fundadora e diretora do Centro Interdisciplinar do Estresse da Universidade Yale, nos Estados Unidos.
    Os eventos no nosso ambiente, a ansiedade na nossa mente e mudanças do nosso corpo, como fome ou sede extrema, podem ativar uma parte do cérebro do tamanho de uma ervilha chamada hipotálamo, que aciona a reação de estresse que coloca o nosso corpo em ação.
    Sinha afirma que este “sistema de alarme” age sobre todas as células do nosso corpo, ativando hormônios como a adrenalina e cortisol, para aumentar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
    O estresse de curto prazo pode ser útil. Ele oferece um pico de motivação para podermos fugir do perigo ou completar uma atividade dentro do prazo. Mas, a longo prazo, o estresse “crônico” pode ser prejudicial.
    O estresse crônico pode ser causado pela pressão contínua dos relacionamentos, do trabalho ou problemas financeiros. Estas pessoas podem sofrer de depressão, distúrbios do sono e ganho de peso.
    Por que o estresse mexe com o nosso apetite?
    O estresse pode amplificar ou silenciar completamente a fome.
    “Lembro que, quando estava estudando para meus exames, fiquei doente”, conta a neuro-oftalmologista Mithu Storoni, autora dos livros Stress-Proof e Hyperefficient (“À prova de estresse” e “Hipereficiente”, em tradução livre).
    “Naturalmente, agora sabemos que um dos motivos para que isso aconteça é porque existe um caminho direto entre o sistema gastrointestinal (o estômago e os intestinos) e o cérebro”, explica ela.
    O estresse pode suprimir a atividade do nervo vago, que vai do tronco encefálico até o abdômen. Esse nervo transmite sinais entre o cérebro e o intestino, informando ao cérebro se o estômago está cheio e quais as necessidades de energia do corpo.
    Por isso, em algumas pessoas, esta disfunção suprime o apetite, segundo Storoni.
    “Mas, por outro lado, também sabemos que, quando você sofre estresse agudo, o seu cérebro precisa de açúcar”, destaca ela.
    Storoni explica que isso leva outras pessoas a “procurar algo para aumentar seu combustível” e se preparar, subconscientemente, para um cenário inesperado.
    Como o estresse crônico influencia o apetite?
    O impacto do estresse crônico pode ir além de enjoos passageiros ou da fixação em açúcar.
    Quando o nosso corpo está sob estresse, o fluxo sanguíneo é inundado de açúcar, fazendo com que a insulina (o hormônio que regula os níveis de glicose) fique momentaneamente menos eficaz, explica Sinha.
    Com isso, a glicose permanece no fluxo sanguíneo, em vez de ser usada para obtenção de energia, o que causa aumento dos níveis de açúcar no sangue.
    É por este motivo que as pessoas que sofrem de estresse crônico correm o risco de desenvolver resistência à insulina e altos níveis de açúcar no sangue a longo prazo. Isso pode gerar ganho de peso ou condições como diabetes.
    Por outro lado, ganhar peso pode tornar o nosso corpo mais suscetível a mudanças de apetite.
    As pessoas com excesso de gordura corporal são geralmente mais propensas a apresentar resistência à insulina. Isso significa que, quando elas estão estressadas, seu cérebro irá pedir ainda mais açúcar.
    “Chamamos isso de ciclo de alimentação antecipada, ou seja, uma coisa leva à outra”, explica a psicóloga. “É um círculo vicioso, mais difícil de romper porque ficamos presos nele.”
    Como parar de comer por estresse?
    Elaborar planos para administrar o estresse antecipadamente é uma das melhores formas de evitar comer demais durante um período agitado, indica Storoni.
    Não esqueça o básico — e o sono é fundamental.
    “Eu sugeriria realmente se concentrar no sono como fator principal, simplesmente porque ele reinicializa o trio de órgãos envolvidos na reação ao estresse”, orienta ela.
    O sono coloca novamente em equilíbrio aquela pequena parte do cérebro chamada de hipotálamo, a pituitária e as glândulas adrenais, interrompendo a produção dos hormônios do estresse.
    “Dormir pouco, na verdade, amplifica todos os desejos e a necessidade de alimentos açucarados, pois a falta de sono faz com que o cérebro precise de mais energia”, explica Storoni.
    Fazer exercícios também pode melhorar nossa capacidade de substituir o estresse por um estado relaxado, melhorando a função cerebral, segundo ela.
    E, se estivermos às vésperas de um período de altas pressões, podemos ajudar a combater o excesso de alimentação por estresse se nos concentrarmos nestes pontos básicos.
    “Faça tudo o que mantenha seus parâmetros absolutamente normais”, destaca Storoni.
    Quais alimentos devo evitar em momentos estressantes?
    Uma das formas mais fáceis de evitar comer açúcar demais em situações de estresse é simplesmente não comprar alimentos de baixa qualidade, segundo Sinha.
    “É muito prático”, explica ela. “Mantenha esses alimentos fora do seu alcance porque você terá a tendência de procurá-los ou se sentirá tentado. Isso pode ser difícil.”
    “A outra questão é pensar em fazer pequenas refeições saudáveis regularmente ao longo do dia, que possam saciar essa fome e os desejos”, prossegue a psicóloga.
    Também é importante evitar alimentos que oferecem picos de glicose, cheios de carboidratos simples, como pizza e lanches açucarados. Alimentos ricos em proteínas, como carne, feijão e peixe, ou carboidratos saudáveis, como lentilhas e aveia integral, são boas alternativas.
    Outro ponto a considerar é impor limites ao álcool, que é muito procurado pelas pessoas na esperança de aliviar o estresse.
    “Por isso, se você é um daqueles que saem em busca de álcool durante o estresse, minimizar a exposição durante o período estressante realmente é algo muito bom a se fazer”, sugere Mithu Storoni.
    Prestar atenção nas nossas conexões sociais também pode ajudar a manter a alimentação equilibrada e à prova de estresse.
    “A sociedade oferece formas agradáveis de manter esta relação entre o estresse e a alimentação sob controle”, segundo Rajita Sinha”, “seja comendo juntos ou, às vezes, cozinhando juntos.”
    “Realmente acho que existe a necessidade de retomar alguns pontos básicos para meio que reconstruir nossa relação com a comida, abordando esta conexão entre o estresse e a alimentação.”
    Ouça aqui o episódio do programa de rádio The Food Chain, do Serviço Mundial da BBC (em inglês), que deu origem a esta reportagem.
    Os melhores alimentos para uma vida saudável e com menos estresse — e os piores para isso
    As 5 mudanças simples na sua dieta que podem aumentar sua energia
    3 padrões de alimentação que podem ajudar a regular açúcar no sangue
    Cortisol: o ‘hormônio do estresse’ é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?
    5 dicas para lidar com o estresse
    Os efeitos surpreendentes do estresse no corpo e como fazê-lo funcionar a seu favor

    Source link

    plastica famosos
    plastica famosos
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleBem-Estar #325: Falsificação de medicamentos: como se proteger
    plastica famosos

    Related Posts

    Bem-Estar #325: Falsificação de medicamentos: como se proteger

    November 12, 2025

    Quantas flexões de braço você consegue fazer? Teste avalia resistência e força

    November 12, 2025

    O que o tamanho do seu pescoço pode dizer sobre sua saúde?

    November 12, 2025

    Jejum de água por 21 dias não elimina células cancerosas e traz riscos

    November 12, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    [gdlr_icon type="fa-phone" size="16px" color="#dddddd"] 1800-222-222

    [gdlr_icon type="fa-envelope" size="16px" color="#dddddd"] contact@goodlayerswptheme.com

    Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit. Maecenas faucibus mollis interdum.

    [gdlr_icon type="fa-facebook" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-twitter" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-linkedin" size="20px" color="#dddddd"] [gdlr_icon type="fa-youtube" size="20px" color="#dddddd"]

    Demo
    Our Picks

    Remember! Bad Habits That Make a Big Impact on Your Lifestyle

    January 13, 2021

    The Right Morning Routine Can Keep You Energized & Happy

    January 13, 2021

    How to Make Perfume Last Longer Than Before

    January 13, 2021

    Stay off Social Media and Still Keep an Online Social Life

    January 13, 2021
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Don't Miss
    Uncategorized

    Por que comemos demais quando estamos estressados (e como evitar isso)

    By plastica famososNovember 12, 20250

    O estresse pode aumentar ou diminuir a nossa fome — e pode também afetar nosso…

    Bem-Estar #325: Falsificação de medicamentos: como se proteger

    November 12, 2025

    Quantas flexões de braço você consegue fazer? Teste avalia resistência e força

    November 12, 2025

    O que o tamanho do seu pescoço pode dizer sobre sua saúde?

    November 12, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    About Us
    About Us

    Your source for the lifestyle news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a lifestyle site. Visit our main page for more demos.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email Us: info@example.com
    Contact: +1-320-0123-451

    Our Picks

    Remember! Bad Habits That Make a Big Impact on Your Lifestyle

    January 13, 2021

    The Right Morning Routine Can Keep You Energized & Happy

    January 13, 2021

    How to Make Perfume Last Longer Than Before

    January 13, 2021
    New Comments
    • John Doe on Ultricies Ipsum Ullamcorper
    • John Doe on Dapibus Cursus Ultricies Consectetur
    • John Doe on Fusce Lorem Ullamcorper Consectetur
    • John Doe on Dapibus Cursus Ultricies Consectetur
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Home
    • Politics
    • Business
    • Technology
    • Buy Now
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.