Em entrevista ao CNN Sinais Vitais, Rita Dardes, médica e professora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, falou como as alterações hormonais têm um papel fundamental no desenvolvimento emocional e comportamental das mulheres desde os primeiros anos de vida. Mesmo antes da puberdade, pequenas oscilações hormonais, principalmente de estrogênios e andrógenos das adrenais, já começam a influenciar o organismo feminino.
Rita explica que com a chegada da primeira menstruação, ocorre o que os especialistas chamam de “explosão hormonal”, estabelecendo um ciclo que caracterizará as alterações hormonais ao longo da vida da mulher. Este processo envolve um complexo sistema que inclui o córtex, hipotálamo, hipófise e ovário.
Um dado relevante revelado pela especialista indica que até 8% das mulheres podem desenvolver o transtorno disfórico, uma forma mais severa da tensão pré-menstrual (TPM). “Essa condição está relacionada a uma hipersensibilidade às mudanças hormonais que ocorrem naturalmente no ciclo menstrual”, diz a professora da Unifesp.
A hipersensibilidade hormonal manifesta-se principalmente durante as variações dos níveis hormonais ao longo do ciclo menstrual, podendo resultar em alterações significativas no humor e no comportamento das mulheres afetadas por esta condição.
