
É #FAKE que g1 publicou página recomendando ‘Urocianina’ para tratamento de inchaço de próstata
Reprodução
Circula na internet uma publicação que imita a página do g1 e recomenda um produto chamado “Urocianina” como se fosse um tratamento eficaz para inchaço de próstata. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a página?
O site imita o g1, utilizando as mesmas cores, layout e ícones similares. O título da reportagem enganosa diz: “Endocrinologista japonês recebe prêmio Nobel de medicina após desenvolver fórmula natural capaz de desinchar a próstata em poucos dias”.
Abaixo, há uma foto de um homem de terno em um púlpito com uma placa que diz “Dr. Akira Sato”.
O texto falso apresenta uma suposta entrevista de podcast entre o médico e o jornalista Roberto Cabrini, apresentador da Record.
Na conversa, o endocrinologista afirma ter descoberto uma fórmula natural chamada “Urocianina”, que seria eficaz para tratamento de prostatite e hiperplasia prostática benigna (HPB), popularmente conhecida como inchaço de próstata.
A reportagem também alega que o produto teria sido aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No final da página, há um link que leva para um site de compras do suposto medicamento. No endereço, um frasco do produto é oferecido por R$ 225,48, ja um lote com 10 unidades sai por R$ 719,38.
⚠️ Por que isso é mentira?
O g1 nunca publicou uma reportagem com este título ou conteúdo. Além disso, o endereço da página também é falso: o site verdadeiro do g1 é https://g1.globo.com/.
A reportagem enganosa usa uma foto de Shinya Yamanaka, médico japonês que recebeu o Nobel de Medicina em 2012, por sua pesquisa sobre células-tronco em parceria com o britânico John B. Gurdon.
Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da Record informou que a entrevista é falsa. “Essa conversa nunca aconteceu. As fotos utilizadas foram geradas por inteligência artificial, sem qualquer vínculo com a Record e com o jornalista Roberto Cabrini”, diz a nota.
Consultada, a Anvisa alertou que não existe qualquer medicamento autorizado por ela com o nome “Urocianina”.
“Em consulta aos bancos de dados não foi localizado nenhum medicamento com o termo ‘urocianina’ autorizado na Anvisa. É importante lembrar que produtos que tenham ou prometam indicação terapêutica precisam ser regularizados na Anvisa como medicamentos”, diz o comunicado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o uso de compostos naturais para condições de próstata não tem nenhum embasamento científico comprobatório e não é recomendado como tratamento médico.
O uso de produtos sem comprovação científica e regulação de agências pode resultar em danos à saúde e prejuízo financeiro, apontou a SBU.
“O produto em questão chamado “urocianina” não tem registro nos órgãos de vigilância sanitária e não tem, portanto, nenhuma garantia de conteúdo ou padronização de fórmula e nem garantia de segurança em suas linhas de produção, não sendo medicamente recomendado para o tratamento das condições relacionadas à próstata (prostatite, hiperplasia, sintomas urinários do esvaziamento e armazenamento)”.
É #FAKE que g1 publicou página recomendando ‘Urocianina’ para tratamento de inchaço de próstata
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
