O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou nesta quinta-feira (2) as medidas e tratamentos para casos de intoxicação por metanol no Brasil. A pasta reforçou as orientações aos profissionais de saúde e anunciou a compra emergencial de antídotos para o tratamento.
Padilha enfatizou que os profissionais de saúde devem acessar o Guia de Vigilância em Saúde e a nota específica sobre intoxicação exógena do metanol. A orientação é que a notificação seja feita na primeira suspeita, sem necessidade de aguardar confirmação clínica ou laboratorial.
“Não precisa esperar uma confirmação laboratorial para começar a conduta indicada para o caso de intoxicação por Metanol“, reforçou Padilha.
Sintomas e tratamento
Os principais sintomas incluem dor na região intestinal e alterações visuais após o consumo de bebida alcoólica, podendo aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão. O tratamento recomendado utiliza etanol farmacêutico como antídoto, que deve ser administrado sob supervisão médica.
Medidas e estrutura de atendimento
Padilha reforçou que o Ministério da Saúde orientou a notificação imediata dos casos. “Termos identificado em mais dois estados notificações de casos suspeitos”diz o ministro, destacando a efetividade dessa medida.
O país conta com 32 centros de referência o Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), distribuídos em todos os estados, sendo nove deles em São Paulo, epicentro da situação. A Anvisa disponibilizou um número 0800 para dúvidas da população e comerciantes.
Ampliação do estoque de antídoto
O governo federal, através do Ministério da Saúde e da EBSERH, estabeleceu um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais. Será realizada a compra de mais 4.300 ampolas, que estarão disponíveis para qualquer estado ou unidade de saúde que necessite.
Adicionalmente, o Ministério da Saúde está realizando uma compra emergencial de 5 mil tratamentos para garantir estoque nos Centros de Referência. A Anvisa mapeou 604 farmácias de manipulação no país que têm condições de produzir o etanol farmacêutico, e estabelecerá referências em todas as capitais.