O médico onco-hematologista Breno Gusmão, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, explicou em entrevista à CNN, detalhes sobre o tumor cerebral diagnosticado em Yhudy, filho de Wesley Safadão, de 14 anos. O caso, classificado como histiocitose, é caracterizado pela proliferação anormal de células do sistema imune.
O especialista ressaltou a raridade da condição, que afeta apenas cinco em cada milhão de crianças. Em adultos, a incidência é ainda menor, ocorrendo em apenas um caso por milhão de pessoas. O diagnóstico é realizado através de exames de imagem e confirmado por biópsia.
Sintomas e manifestações
De acordo com Gusmão, os sintomas variam conforme a localização do tumor no organismo. No caso específico de Yhudy, o tumor foi identificado no osso parietal, região localizada na parte superior e lateral do crânio. O especialista explicou que, embora os ossos sejam os mais frequentemente afetados, a doença pode se manifestar também na pele, linfonodos, fígado, baço e pulmão.
O médico enfatizou a importância da investigação de dores de cabeça persistentes, embora nem sempre indiquem a presença de tumores. A avaliação médica pode incluir diferentes exames de imagem, como radiografia, tomografia ou ressonância magnética, seguidos de biópsia para confirmação do diagnóstico definitivo e estabelecimento da estratégia de tratamento adequada.