Bolsonaro deixa hospital após procedimento para retirar lesões da pela
Jorge Sant’Ana/TV Globo
Após uma crise de pressão baixa, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado e precisou passar a noite no hospital, em Brasília.
Em nota, o médico Claudio Birolini, que atende Bolsonaro, afirmou que solicitou que o ex-presidente fosse ao hospital após “um quadro de mal-estar, queda da pressão arterial e vômitos”.
O relatório apresentado pela defesa de Bolsonaro ao STF também afirmou que ele sofreu um episódio de pré-síncope.
➡️A pré-síncope é um estado de tontura ou uma sensação de perda iminente de consciência. Ela acontece com uma perda transitória de consciência, uma espécie de “apagão”.
“É a sensação de um desmaio iminente, isto é, de um desmaio que está para acontecer”, explica Marcelo Franken, cardiologista do Einstein Hospital Israelita.
De acordo com os especialistas, esse quadro pode ter diversas causas, mas os sintomas apresentados pelo ex-presidente são bastante característicos desse tipo de problema.
Aderências, obstruções e cirurgias: veja histórico de internações de Bolsonaro
Causas e sintomas da pré-síncope
O quadro de pré-síncope, de forma geral, acontece por causa da queda da pressão arterial, algo também colocado no relatório médico do ex-presidente.
“Com a queda da pressão arterial, ocorre uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, o que pode levar à pré-síncope ou, até mesmo, à síncope (desmaio)”, detalha Franken.
De acordo com o médico, quedas na frequência cardíaca também podem causar esse tipo de problema.
👉Entre os principais sintomas da pré-síncope estão:
Náuseas
Mal-estar
Vômito
Tontura
Escurecimento visual
Palidez
Sudorese fria
Franken ainda pontua que o histórico médico recente do ex-presidente pode ter contribuído para a nova internação.
“Anemia e desidratação podem levar à queda de pressão arterial e, consequentemente, à pré-síncope”, analisa.
Histórico médico
No domingo (14), o ex-presidente foi ao hospital realizar procedimentos para retirar lesões na pele. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, foi realizada a “retirada cirúrgica de lesões cutâneas” em Bolsonaro.
“O procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia local e sedação, e transcorreu sem intercorrências. Foi realizada a exerése marginal de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no membro superior direito”, disse o boletim do hospital no domingo.
Além disso, segundo o hospital, seria realizada biópsia das lesões de pele retiradas no domingo e uma avaliação do tratamento complementar para Bolsonaro.
Segundo exames laboratoriais, Bolsonaro estava com anemia e uma tomografia do tórax mostrou “imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”. O hospital afirmou que Bolsonaro recebeu reposição de ferro por via endovenosa.
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.