A rinoplastia pode ser realizada no consultório do cirurgião, em um centro cirúrgico ambulatorial ou em um hospital.
Antes da cirurgia, o cirurgião realizará um histórico e exame completos e avaliará se a reconstrução exigirá ou não a colheita do próprio tecido da pessoa, como pele ou cartilagem, para reconstruir o nariz.
Independentemente do tipo de procedimento, o cirurgião garantirá que a pessoa se sinta confortável com o uso da anestesia. A anestesia geral causa sono profundo durante a cirurgia, enquanto uma combinação de medicamentos sedativos leves e anestesia local permite que o paciente permaneça acordado, mas relaxado e sem dor durante todo o procedimento.
Assim que a pessoa estiver sob anestesia, o cirurgião pode fazer a incisão inicial na parte inferior do nariz e depois mover a pele para obter acesso ao osso e à cartilagem abaixo. O cirurgião pode usar um bisturi para remover o excesso de cartilagem e um instrumento delicado chamado osteótomo para moldar cuidadosamente o osso.
Ao realizar uma cirurgia estética para melhorar a aparência do nariz, o cirurgião também pode abordar cirurgicamente problemas nas vias aéreas nasais para melhorar a respiração nasal. Alguns exemplos deste procedimento são:
- Septoplastia nasal para endireitar um desvio de septo nasal, a parede interna que separa as duas cavidades nasais
- Redução da concha inferior para tratar estruturas ósseas cobertas por membrana dentro do nariz que podem aumentar devido a alergias ou problemas de sinusite
- Reparo da válvula nasal para fortalecer ou ampliar locais anormalmente estreitos no nariz
- Enxertos de cartilagem para fortalecer e apoiar o nariz durante rinoplastia ou cirurgia das vias aéreas nasais. A maioria desses enxertos é retirada do septo nasal (de dentro do nariz) ou, em cirurgias mais complexas, de trás da orelha ou da parede torácica (cartilagem das costelas).
Depois da cirurgia
Imediatamente após a cirurgia, o cirurgião geralmente coloca uma pequena tala no nariz do paciente para protegê-lo e manter a nova estrutura estável. A tala deve permanecer colocada por pelo menos cinco dias. Se o cirurgião colocou curativos absorventes dentro do nariz do paciente após a cirurgia, o tampão sai um ou dois dias depois.
É provável que o cirurgião use suturas absorvíveis (pontos) dentro do nariz; estes se dissolverão com o tempo e não precisam ser removidos. Se houver suturas externas, elas poderão ser removidas cerca de uma semana após a cirurgia.
O que a maioria dos pacientes pode esperar
- O inchaço do nariz pode persistir por várias semanas. Demora um ano ou mais para que todo o inchaço no nariz desapareça, mas a maioria dos pacientes observa uma melhora na aparência em poucas semanas.
- A dor ou o desconforto podem ser aliviados com compressas frias ou o cirurgião pode prescrever analgésicos.
- O inchaço e o inchaço facial são mais óbvios no primeiro dia após a cirurgia.
- Pequenos hematomas ou inchaço ao redor dos olhos são comuns.
- A maioria das pessoas descobre que pode voltar ao trabalho ou à escola em uma semana.