Outrora um dos tipos de cirurgia plástica mais estigmatizados, os facelifts não são mais algo a esconder. Hoje em dia, as celebridades – de todas as idades e níveis de fama – agora falam abertamente sobre serem beliscadas e dobradas, às vezes até documentando todo o processo nas redes sociais. Aqui, reunimos o que 14 celebridades disseram sobre seus facelifts e pedimos ao cirurgião plástico facial da cidade de Nova York, Dr. Konstantin Vasyukevich , que avaliasse.
Marc Jacobs
O estilista compartilhou sua recuperação de um facelift de plano profundo com seus 1,7 milhão de seguidores no Instagram em julho de 2021. Sua selfie pós-cirurgia (completa com bandagens e tubos de drenagem), que ele legendou com #livelovelift, conquistou quase 55.000 curtidas. Ele continuou a postar fotos diárias documentando o processo de recuperação, uma decisão que seu médico, cirurgião plástico facial certificado pelo conselho da cidade de Nova York, Dr. Andrew Jacono , elogiou.
“Uma grande frustração é que as pessoas aos olhos do público que têm meios parecem ser mutantes genéticos e fazem o resto de nós sentir que não estamos à altura. Mas a verdade é que há um certo ponto na vida em que você não pode consertar as coisas sem cirurgia. As pessoas que parecem boas nunca falam sobre isso, então isso só aumenta a confusão. Quando alguém com o status de Marc está compartilhando, isso ajuda as pessoas a perceberem que há coisas que todos podemos fazer para nos manter e melhorar nossa aparência”, disse Jacono em um artigo da Vogue . O Dr. Vasyukevich concorda: “Educar o público sobre os benefícios de um facelift e reduzir o estigma associado ao rejuvenescimento facial cosmético é útil para muitas pessoas que estão insatisfeitas com sua aparência”.
Kris Jenner
O extraordinário momager passou por uma combinação de facelift e lifting de pescoço antes do casamento da filha Kim com Kris Humprhies em 2011. (E no verdadeiro estilo Kardashian, foi, é claro, capturado para as câmeras em Acompanhando os Kardashians. ) Ela disse ao MailOnline que parte de sua decisão foi baseada na provocação de Kim: “Kim costumava me chamar de devorar devorar”, disse ela.
De acordo com o Dr. Vasyukevich, combinar um lifting de pescoço e um facelift é uma escolha inteligente. “Fazer os dois procedimentos juntos pode conseguir um rejuvenescimento facial equilibrado e deixar o resultado mais natural”, explica. “A flacidez normalmente ocorre na parte inferior da face e no pescoço simultaneamente. Ter uma mandíbula tensa e pescoço flácido – ou o oposto, um pescoço tenso e papadas visíveis – raramente acontece naturalmente. Quando as pessoas veem isso, elas imediatamente suspeitam que seja resultado de uma cirurgia plástica.”
Juiz de Tamra
A aluna do Real Housewives of Orange County documentou mais recentemente sua cirurgia de explante de mama , embora ela também tenha passado por um facelift inferior em 2017. Ela compartilhou uma série de fotos no Instagram detalhando o processo de recuperação – cicatrizes e tudo – junto com uma longa legenda contando seus seguidores como era. “Houve pouca dor e hematomas envolvidos (todo mundo é diferente), a parte mais difícil para mim foi ficar parado por 2 semanas. No dia 12, peguei uma gripe estomacal que foi uma droga! Hoje faz 17 dias e me sinto ótimo, meu pescoço ainda está rígido e minhas orelhas e mandíbula estão ligeiramente inchadas e dormentes. Isso tudo vai mudar em algumas semanas. A incisão está atrás da orelha e na linha do cabelo, embaixo do queixo.
Vicki Gunvalson
A ex-colega de elenco de Judge seguiu o exemplo de sua amiga, vendo o mesmo médico ( Dr. Milind Ambe , um cirurgião plástico certificado em Newport Beach, Califórnia) para o mesmo procedimento um ano depois. “Eu fui ao médico de Tamra, porque ela me disse que eu precisava de um facelift. Então eu pensei, ‘OK, eu tenho que ouvir Tamra para que ela não fique com raiva de mim.’ Não, mas Deus ama Tamra, ela me conta como é”, disse Gunvalson ao Entertainment Tonight . Ela revelou que ficou muito feliz com o resultado e que também a inspirou a parar de usar preenchedores injetáveis . “Eu nunca vou fazer outro preenchimento, outra coisa. Estou apenas deixando isso de lado, porque ele disse que uma vez que você começa a fazer isso, torna-se, ‘Eu quero fazer mais e mais e mais e mais.’ Ele disse que era como açúcar granulado debaixo da minha pele, de todas essas diferentes áreas que foram injetadas. Então eu nem parecia mais comigo mesma”, disse ela.
Courtney Love
Em 2014, Love revelou que havia feito um facelift antes mesmo de completar 40 anos – por sugestão de uma outra celebridade. “Ninguém me pergunta sobre envelhecer graciosamente, por favor”, disse ela. “Vamos, mãe, aceitei o conselho de Goldie Hawn quando ela disse que eu deveria fazer um facelift aos 35 anos!” Embora possa parecer jovem para um facelift, o Dr. Vasyukevich diz que a idade típica para seus pacientes submetidos a um minilifting é entre 30 e 40 anos. exatamente o que a maioria das pessoas que fazem facelifts tão cedo na vida estão tentando evitar ”, explica ele. Ainda assim, para aqueles que optam por fazer um facelift em uma idade mais jovem, outro facelift normalmente mais extenso é geralmente necessário quando chegam aos 50 ou 60 anos, acrescenta ele.
Janice Dickinson
A aparência inconstante de Dickinson tem sido fonte de especulação há anos. A aficionada por cirurgia plástica até apareceu no E’s Botched em 2014 , para abordar a ondulação em seus implantes. “Não sou estranha à cirurgia plástica”, diz ela durante o episódio. “Fiz um lifting facial, um levantamento de sobrancelha, abdominoplastia e preenchimentos.”
Jane Fonda
Em seu documentário de 2018, Jane Fonda in Five, a então atriz de 80 anos compartilhou que se arrependeu de ter se submetido a uma cirurgia plástica. (Ela já havia admitido ter facelifts, implantes mamários e trabalho feito em torno de seus olhos e mandíbula.) “Em um nível, eu odeio o fato de que tive a necessidade de me alterar fisicamente para sentir que estou bem, ” ela disse. “Eu gostaria de não ser assim. Eu amo rostos mais velhos. Eu amo rostos vividos. Adorei o rosto de Vanessa Redgrave.” Dois anos depois, ela disse à Elle Canada que havia terminado totalmente a cirurgia plástica . “Não posso fingir que não sou vaidosa, mas não haverá mais cirurgia plástica – não vou mais me cortar.”
Sonja Morgan
A estrela do Real Housewives of New York City optou por um facelift plano profundo e elevador do pescoço após a 12ª temporada do show encerrada em 2020. “Eu só queria me livrar das rugas no pescoço e das joalhadas que estavam começando a se formar. As pessoas achavam que eu era louco porque era muito sutil. Mas não para mim! Foi um acéfalo – a gravidade tinha cobrado seu preço, eu também estava exausto e precisava de um ‘me levante’. Confiei meu rosto ao melhor @drjacono [cirurgião plástico facial certificado pelo conselho da cidade de Nova York, Dr. Andrew Jacono ] e ele saiu do parque ”, ela legendou as fotos antes e depois no Instagram.
“Um facelift plano profundo é realizado em um nível mais profundo, liberando os ligamentos que prendem o tecido mole aos ossos da face. Isso permite uma elevação mais significativa da flacidez da pele ”, diz o Dr. Vasyukevich sobre como essa técnica difere de um lifting facial tradicional. De fato, a mandíbula e o pescoço tensos de Morgan deixaram os telespectadores agitados durante a temporada seguinte de RHONY.
Sharon Osbourne
Sharon Osbourne fez um facelift pela primeira vez em 2019 e, embora estivesse feliz com os resultados, compartilhou que sentiu dormência de longo prazo ao redor da boca após o fato. Ela foi à faca novamente apenas dois anos depois, algo que o Dr. Vasyukevich diz ser bastante incomum. Ainda assim, isso pode acontecer se um paciente na faixa dos 50 ou 60 anos fizer um minilifting facial, perceber que não foi suficiente para tratar todos os sinais de envelhecimento e optar por fazer outro facelift um ou dois anos após o fato, observa ele . Embora Osbourne não tenha revelado exatamente por que ela escolheu fazer outro facelift logo após o primeiro, ela disse ao The Sunday Times a recuperação foi muito desafiadora. “Fiz um facelift completo em outubro e parecia uma daquelas múmias que eles embrulham. Doeu muito. Você não tem ideia. Estou lhe dizendo, foi horrível. Eu fico tipo, ‘Você só pode estar brincando’. Um olho era diferente do outro. Eu parecia o maldito ciclope. Eu fico tipo, ‘Tudo que eu preciso é de um corcunda’”, disse ela. O fato de seus dois facelifts terem sido realizados em tão pouco tempo pode ter sido um fator contribuinte. “Má cicatrização e cicatrização excessiva seriam uma preocupação com dois facelifts sendo feitos juntos”, diz o Dr. Vasyukevich.
Kathy Griffin
O comediante franco certamente não é de fugir da cirurgia plástica – ou falar sobre isso. Ela falou sobre como fez uma rinoplastia e lipoaspiração no início de sua carreira, enquanto lutava para encontrar seu lugar em Hollywood. No entanto, em 2015, ela disse à revista Fitness que havia feito todos os tipos de cirurgia plástica. “Estou longe do lixo, como eu chamo, há cinco anos. Eu fiz um facelift, trabalho de olho e todas essas coisas há cinco anos. O que eu descobri, porém, foi que isso não me ajudou nem um pouco. Isso não me deixou mais feliz ou não me fez parecer particularmente mais jovem”, disse ela.
Shannon Storms Beador
Na reunião da 16ª temporada do RHOC , Storms Beador, de 58 anos, compartilhou que sua preparação para a reunião envolveu uma cirurgia séria. “Fiz um facelift há cinco semanas”, disse ela ao apresentador Andy Cohen. “E então o cirurgião ligou para John [seu namorado] e disse: ‘Nunca cortei mais pele de um pescoço em toda a minha carreira do que com Shannon’”, acrescentou ela.
Joan Rivers
Sem dúvida, não há celebridade cujo nome seja mais sinônimo de cirurgia plástica. Enquanto a falecida estrela uma vez brincou que ela havia feito mais de 700 procedimentos, em um livro de memórias sobre a vida de sua mãe, Melissa Rivers revelou que o número exato era na verdade 348. Em um episódio de 20/20, Joan Rivers disse a Barbara Walters que isso incluiu, entre outras coisas, dois facelifts, redução de mama , lipoaspiração , abdominoplastia , botox e preenchimentos. “Estamos em uma sociedade onde a aparência conta… e todas as mulheres bonitas mentem e dizem: ‘Eu não fiz nada’, e isso é muito injusto. E eu só quero que as mulheres saibam que está tudo bem, faça isso.
Gene Simmons
O vocalista do KISS e sua esposa, Shannon Tweed, optaram por facelifts dele e dela em 2017 , passando por cirurgia com um dia de intervalo. Embora possa parecer uma visão estranha da noite de encontro, o Dr. Vasyukevich diz que é realmente uma ocorrência muito comum. “Fazer um facelift juntos torna-se uma experiência que os casais podem compartilhar, e experiências comuns fortalecem o relacionamento. É como viajar juntos. Muitos casais fazem facelifts no mesmo dia ou se separam por uma semana ou duas para que possam cuidar um do outro”, diz ele. Ainda assim, facelifts masculinose facelifts femininos não são exatamente os mesmos. “A técnica é semelhante, mas a extensão e a direção do puxão são diferentes. Aplicamos diferentes critérios estéticos a um facelift masculino, para preservar a identidade de gênero. Em particular, geralmente é necessária mais atenção para melhorar a flacidez do pescoço e da face inferior, e a elevação das bochechas geralmente é menor do que em um facelift feminino”, explica o Dr. Vasyukevich. O processo de recuperação também é diferente; as incisões geralmente cicatrizam mais rápido nos homens do que nas mulheres, mas o inchaço dura mais nos homens, diz ele.
Emily Simpson
Em 2021, Simpson consultou o Dr. Siamak Agha , um cirurgião plástico certificado em Newport Beach, Califórnia, para uma transferência de gordura da mama (após a remoção de seus implantes), e optou por se submeter a um facelift ao mesmo tempo. “Também pedi ao @drsiamakagha para fazer um minilifting inferior porque notei que não tinha mais mandíbula. Tenho certeza de que é o resultado de ter 45 anos, mas também de ganhar e perder peso. Percebi que a pele estava solta e isso realmente me incomodou”, escreveu a estrela de Real Housewives of Orange County em um story no Instagram .
De acordo com o Dr. Vasyukevich, a maioria dos miniliftings são projetados para serem muito semelhantes a um facelift inferior, daí a descrição de Simpson do procedimento. Melhora principalmente a flacidez da pele ao redor da mandíbula e pode ser uma opção melhor para pacientes mais jovens, diz ele.